Cozinha Japonesa‎ > ‎

Massas


UDON
Um dos pratos mais apreciados pelos japoneses, "udon" é um ensopado de macarrão grosso e feito somente de farinha de trigo. Infelizmente no Brasil ainda não se consegue fabricar a mesma qualidade de udon japonês provavelmente devido à qualidade da matéria-prima. Udon de boa qualidade é aquele que possui uma certa transparência e mantém-se firme mesmo depois de cozido. O caldo é feito à base de shoyu e pó de peixe ou peixe seco, com um pouco de mirin, açúcar e sal. Cozinha-se o macarrão separadamente, acrescenta-se kamaboko, aguê adocicado, cebolinha picada, ou conforme gosto, tenpura de camarão, ou outros ingredientes. Pode-se acrescentar também o resto de tenpura ou até ovo cru, antes de acrescentar o caldo bem quente. Serve-se com um pouco de pimenta shitimi.
 
SOBA
Há basicamente dois tipos de pratos para soba: frio e quente.Zaru-soba é o prato frio (ou gelado) servido com molho concentrado de shoyu, cebolinha picada e wasabi; soba quente é servido à semelhança de udon.
 
LAMEN 
Um dos pratos mais populares no Japão, provavelmente é o que possui mais variedades conforme a região do país. Embora se assemelhe com um prato chinês, " lamen" nasceu no Japão no início do século XX. Um bom " lamen" deve ter um caldo cuidadosamente preparado.
SOMEN 
Ao contrário de "udon", " somen", que é um macarrão muito fino, é servido com mais freqüência gelado, no verão. Cozinha-se o somen, resfria-se na água gelada, e é servido com molho concentrado de shoyu, com cebolinha picada e gengibre ralado.
 


Comments