Cozinha Japonesa‎ > ‎

Domburi

DONBURIMONO: são vários os pratos japoneses com a denominação de donburi (tigela grande), normalmente são pratos com arroz no fundo e alguns ingredientes por cima, mais o molho.
O Oyakodonburi é preparado à base de frango e ovo (daí o nome oyako - mãe e filha ou pai e filho...). Servido numa tigela grande (donburi), coloca-se primeiramente uma porção de arroz e, sobre ela, a mistura preparada com frango, shiitake, ovo, cebolinha, tempero à base de shoyu, mirim e açúcar.  
 O Tendon ou Tempuradonburi é semelhante ao Oyakodonburi, coloca-se, sobre o arroz tempura do tipo Kakiague (empanado de mistura de legumes e eventualmente camarão, picados). Um molho adocicado à base de shoyu, mirim e dashi, completa o prato.  
No Kastudon o tempura é substituído pela milanesa de porco, cortada em tiras para facilitar o uso de hashi, sobre a qual vai um molho adocicado.  
 O Sukiyakidomburi leva sukiyaki como cobertura.  
No Unadon ou Unaguidomburi, muito apreciado no Japão, a enguia é também colocada sobre o arroz branco, ou também entre camadas de arroz e recebe igualmente um molho adocicado e pozinho de "sansho".  
DIVERSOS:
 O Nishime é um cozido à base de legumes, massa de peixes, tofu, etc. 


Comments